Skip to content

Urbanismo sob Salazar. A modernização ditatorial do império português 1926-1960

Livro editado por Harald Bodenschatz e Max Welch Guerra. Autores: Christian von Oppen e outros, 496 páginas, à cerca de 600 ilustrações, Berlim: DOM publishers, 2019

Harald Bodenschatz, Technische Universität Berlin, harald.bodenschatz@tu-berlin.de

Max Welch Guerra, Bauhaus-Universität Weimar, max.welch@uni-weimar.de

Christian von Oppen, Bauhaus-Universität Weimar, christian.von.oppen@uni-weimar.de

Durante décadas, na orla ocidental de Europa, manteve-se uma ditadura mais longa do que a da Alemanha, Itália e Espanha, hoje esquecida: a dominação de Salazar em Portugal. Este livro apresenta o primeiro panorama completo do urbanismo no contexto desta ditadura. Tal constitui uma novidade absoluta no espaço europeu, onde, até hoje, Portugal tem recebido pouca atenção. Portugal encontra-se, todavia, mais próximo de nós do que muitos julgam, a ditadura que aí existiu não era uma ilha isolada na periferia da Europa. Também nesta ditadura o urbanismo desempenhou um papel central. O Portugal salazarista participou na escrita da história da construção urbana europeia.

Este livro abrange um amplo leque temático: apresenta os planos e projetos concretos do urbanismo ditatorial em Portugal, assim como as suas condições institucionais únicas; ilustra o urbanismo nas duas grandes cidades do país, Lisboa e Porto, bem como em cidades mais pequenas e no meio rural. Tematiza, para além do mais, o urbanismo das duas grandes colónias dos tempos da ditadura: Angola e Moçambique.

A reflexão sobre as ditaduras da Europa requer desde o começo, sendo esta a mensagem do livro, uma perspetiva europeia, uma cooperação europeia e uma interpretação europeia. O legado do urbanismo das ditaduras europeias move hoje de novo a política, a sociedade e a comunidade profissional.